1. Gerais
Todos
os trabalhos submetidos deverão ser indicados para um dos Grupos de Trabalho,
os quais têm como objetivos proporcionar um ambiente aprofundado de debate em
torno de diferentes eixos temáticos que abordem a temática do turismo (veja as
ementas dos GTs)
Membros
da Comissão Científica, Comissão Organizadora e Coordenadores de GT podem
submeter trabalhos para avaliação, sendo que os mesmos serão avaliados conforme
os mesmos critérios de todos os demais trabalhos.
Os
trabalhos deverão ser encaminhados para a apreciação da Comissão Científica no
prazo fixado, acompanhado da cópia do pagamento da inscrição no evento.
Para apresentação oral do trabalho e publicação nos
anais far-se-á necessária a presença de pelo menos um de seus autores. Terão direito a certificado de apresentação
apenas os autores e coautores que tenham se inscrito e pago as respectivas
taxas de inscrição e que estejam presentes à sessão de apresentação, tendo
assinado sua lista de presença.
Não serão emitidos certificados para trabalhos que não
forem apresentados oralmente ou na forma de banner de acordo, como for o caso.
Todos
os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Encontro Nacional de
Turismo de Base Local – XV ENTBL – terão Publicação Eletrônica registrada e
divulgada na forma de E-book.
Não haverá devolução da taxa de
inscrição no caso de trabalho não aprovado pela Comissão Científica.
2.
Específicas
Serão
aceitos dois formatos básicos de trabalho: Artigos Técnicos-Científicos e
Resumos Expandidos.
2.1 Para Artigos Técnico-científicos
Será
aceito dois trabalhos completos no formato de Artigos Científicos por autor
principal, admitindo-se até 3 coautorias. O autor principal deverá ser doutor,
mestre ou estar cursando doutorado ou mestrado. Graduados e graduandos só poderão
figurar como coautores.
Os
trabalhos completos no formato de Artigos Científicos poderão ser apresentados
por docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação lato e strict sense. Para tanto, o autor ou pelo menos um dos autores
deverá estar inscrito no evento por meio do preenchimento e envio do formulário
de inscrição e do pagamento da taxa respectiva.
2.2 Para Resumos Expandidos
Objetivando estimular e promover a Iniciação
Científica e a participação de comunidades com experiências em turismo, poderão
ser submetidos trabalhos de alunos com graduação não concluída desde que sejam
com os seus orientadores e membros de comunidade que desenvolvem práticas de
turismo poderão apresentar relatos de experiências. O nome do orientador ou da
orientadora do trabalho deverá ser indicado no momento da submissão do
trabalho.
As normas para apresentação de Relatos de Experiências
de Comunidades seguirão as mesmas das apresentações orais dos Trabalhos
Técnicos-Científicos (expostos adiante) podendo incluir vídeos com até
5minutos.
Os Resumos Expandidos de
trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados em formato de pôster, próprio de Jornada de Iniciação
Científica.
Especificação das Normas para
organização dos Artigos Técnicos-Científicos e Resumos Expandidos à Comissão
Científica:
a) Os trabalhos deverão ser submetidos pelo e-mail entbl2018.científica@gmail.com
b) Os Artigos Técnicos-científicos deverão ter no mínimo
12 (dez) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo resumo com
palavras chave, as referências bibliográficas e os anexos e apêndices (quando
necessários), numeradas sequencialmente com algarismos arábicos situados na
margem superior direita da página. Os Resumos Expandidos deverão ter no mínimo
04 (quatro) e, no máximo, 06 (seis) páginas digitadas incluindo as referências
bibliográficas, numeradas sequencialmente com algarismos arábicos situados na
margem superior direita da página
c) Os trabalhos devem estar de acordo com as Normas da
ABNT em todos os seus itens.
d) Os trabalhos deverão ser digitados em Microsoft Word
for Windows, versão 98 ou superior, letra Arial 12, folha A4 (21 cm x 29,7 cm),
respeitando as seguintes especificações da página: margem superior e esquerda 3
cm; margem inferior 2 cm e margem direita 2 cm.
e) Os trabalhos devem ser iniciados pelo título em caixa
alta, negrito, espaçamento simples e letra Arial 12 (centralizado).
f)
Nos Trabalhos
Técnicos-Científicos, após o título deve-se colocar o resumo e as palavras
chave (justificado). O resumo deverá conter: tema, objetivos do trabalho,
metodologia e síntese dos resultados principais alcançados na pesquisa. Não
deve ultrapassar o limite de 250 palavras com espaçamento simples entre as
linhas. Na sequência devem ser colocados o Abstract
e as Keywords (resumos e palavras
chave traduzidos para o inglês).
g) Os artigos e resumos podem ser dividido em seções, a
critério do(s) autor(es). Os títulos e subtítulos não precisam ser colocados no
início de cada página e devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados
à esquerda da página.
h) Os parágrafos devem seguir a seguinte especificação:
1,25cm na primeira linha; entrelinha de 1,5 e espaçamento antes de 6 pts.
i)
Citações literais
com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo
a seguinte formatação: um espaço antes e outro depois do parágrafo; letra Arial
10; espaçamento simples; parágrafo justificado e com recuo esquerdo de 4 cm.
j)
Tabelas,
gráficos, fotos e outras ilustrações devem ser numeradas sequencialmente. Acima
da ilustração, deve-se colocar o título, em negrito e letra 12. Abaixo da
ilustração deve-se indicar a fonte, caso não tenha sido elaborada pelo(s)
autor(es) do trabalho.
k) As referências devem ser colocadas, em ordem alfabética,
no final do trabalho, obedecendo a seguinte formatação: a) Livros: SOBRENOME DO AUTOR
(sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do livro (em negrito):
subtítulo (se houver e sem negrito). Número da edição caso não seja a primeira.
Cidade: Editora, ano. b) Artigos: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome
(somente as iniciais). Título do artigo. Nome do periódico (negrito), cidade,
volume, número: intervalo de páginas, e ano da publicação. c) Sites da
internet: informar o site e o dia, mês e ano do acesso. Outros materiais
bibliográficos consultados podem ser formatados segundo as orientações da ABNT.
l)
Palavras em
língua estrangeira devem ser formatadas em itálico no texto.
m) Para que o trabalho seja avaliado, o(s) seu(s)
autor(es) deve(m) enviá-lo de acordo com as Normas especificadas nos itens
precedentes e com redação e ortografia adequadas. A Comissão Científica
reserva-se o direito de rejeitar os trabalhos que não estejam dentro dessas
Normas, tendo em vista a necessidade de publicação dos Anais do XV ENTBL.
Critérios de Avaliação
a) A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do
sistema Double blind review (os
avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão
avaliando).
b) A Comissão Científica considerará o trabalho NÃO
APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do
trabalho, possibilitando a identificação da autoria do mesmo.
c) A avaliação geral, no que concerne às contribuições do
artigo, inclui a sua pertinência ao grupo de trabalho ao qual foi submetido e a
contribuição para a construção de conhecimento na área de turismo.
d)
Nas avaliações
dos trabalhos completos, a Comissão Científica analisará os seguintes aspectos:
1. Os aspectos pré-textuais, que se referem à
apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo (abstract/resumem) e palavras chave (keywords/palabras-claves).
2. Os aspectos da estrutura do trabalho, onde se
consideram os elementos relacionados à composição do texto, destacando
coerência, organização e sequência, linguagem e adequação à norma culta,
qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.
3. Na estruturação do conteúdo, onde se apresentam os
pontos relativos ao teor científico do trabalho, será especialmente considerada
a relevância, originalidade, a inovação do tema e abordagem, o referencial
teórico, a metodologia empregada, a qualidade dos dados e de análises, as
conclusões e as bibliografias utilizadas.
Seleção e Classificação
a) Os trabalhos submetidos para avaliação deverão ser
originais e inéditos. Serão assim considerados os trabalhos que não foram
publicados em periódicos ou apresentados em outros eventos científicos de
qualquer uma das áreas do conhecimento.
b) Os trabalhos submetidos serão avaliados pelos membros
da Comissão Científica do XV ENTBL composta por professores e pesquisadores de
turismo e áreas afins, de reconhecida produção e capacidade acadêmica.
c) Cada trabalho será analisado por uma equipe de dois
avaliadores que estabelecerão seus pareceres individualmente, conforme os
critérios já relacionados. Em caso de avaliações discordantes a decisão de
aprovação ou não caberá à coordenação do GT ao qual o trabalho foi submetido.
d) Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados farão
as apresentações dos mesmos em datas e horários a serem definidos previamente.
A ordem das apresentações será a que constar na divulgação pelos coordenadores
de cada GT.
e) Outros procedimentos não previstos nas Normas serão
definidos pela Comissão Organizadora e/ou pela Comissão Científica do XV ENTBL
e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados pela Comissão
Científica.
Apresentação e Material Disponível na
Sala de cada GT
a) Os autores inscritos deverão retirar seus crachás na
Secretaria Geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão
os seus trabalhos.
b) Os Artigos Técnicos-Científico e Relatos de
Experiencias deverão ser apresentados em power
point . Para a apresentação serão disponibilizadas salas sinalizadas com o
respectivo tema geral do GT, além de títulos e autores dos trabalhos a serem
ali apresentados.
c) Cada sala será coordenada por 2 (dois) moderadores
responsáveis por:
1.
Definir e
controlar o formato e o tempo das apresentações;
2.
Registrar as
presenças dos autores inscritos no GT;
3.
Mediar o debate,
as análises e as ponderações dos presentes no GT.
d) Serão disponibilizados aos autores, caso o formato de
cada GT assim o exigir: projetor multimídia e computador.
Apresentação de Trabalhos no Formato
Pôster
a) Os autores inscritos deverão retirar seus crachás na
Secretaria Geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão
os seus trabalhos.
b) O pôster deverá respeitar o seguinte padrão: largura:
90 cm; comprimento: 100 cm.
c) Os pôsteres
serão expostos durante todo o dia da sua apresentação, entre às 13h e 14h30min,
havendo um horário previamente determinado em que os autores ou pelo menos um
deles apresentará o trabalho para os avaliadores. As duas condições são
necessárias para o recebimento do certificado de apresentação do trabalho e
publicação.
d) O texto do pôster deverá ser legível a uma distância
de pelo menos 2 metros. Não é obrigatória a impressão em plotter, mas o pôster
deve possuir características de um cartaz, contudo deve, impreterivelmente,
estar na dimensão supracitada.
e) No pôster deverão constar: a) Título; b) Nomes dos
autores; c) Instituição dos autores; d) Dados da pesquisa (Introdução,
Metodologia, Resultados, Conclusões e referências).
f)
Será requerida a
presença do(s) autor(es) no local de exposição em data e horário a serem
definidos, quando serão entrevistados por membros da Comissão Científica. Pelo
menos o autor ou autora principal deverá estar presente.
Direitos Autorais
Ao enviar o trabalho à apreciação da Comissão
Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos
e resumos expandidos para efeitos exclusivos de publicação nos Anais do XV
ENTBL. Sabendo-se que todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos serão
reservados exclusivamente aos autores.
Quaisquer
dúvidas não contempladas nestas Normas poderão ser sanadas diretamente por
intermédio do e-mail da Coordenação da Comissão Científica entbl2018.cientifica@gmail.com
Qual a data limite para enviar o trabalho e submeter a seleção.
ResponderExcluirBoa tarde, Maria das Graças! Tudo bem?
ExcluirA data limite para envio é 30/06.
Qualquer dúvida, estamos á disposição.
Olá, tudo bem? Gostaria de ter acesso aos modelos para submissão. O link parece não estar funcionando.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
O link para modelos de submissão não está funcionando.
ResponderExcluirOlá, também não estou conseguindo abrir o link com os modelos de artigo para submissão de trabalho. Já enviei e-mail, mas não obtive retorno de ninguém da comissão, por favor, forneçam um feedback.
ResponderExcluirOlá! Estou com uma dúvida, nao entendi se a pessoa que irá pagar o valor da submissão terá pagar também o valor da inscrição para participar do encontro! Aguardo o retorno.
ResponderExcluirBoa noite. Apenas para confirmar: o número máximo de autores por trabalho enviado seria quatro, ou seja, um autor principal e até 3 coautores? Pergunto porque não entendi, na frase do texto de normas para submissão, se os 3 coatuores citados seriam todos os envolvidos ou os outros, sem contar o principal. Obrigada desde já.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite comissão,
ResponderExcluirGostaria de saber se vai ter um prorrogamento na data de submissão de pesquisa científica. Pois não houve tempo de minha responsabilidade em fazer o encaminhamento do artigo.