Normas para submissão de trabalhos


1. Gerais

Todos os trabalhos submetidos deverão ser indicados para um dos Grupos de Trabalho, os quais têm como objetivos proporcionar um ambiente aprofundado de debate em torno de diferentes eixos temáticos que abordem a temática do turismo (veja as ementas dos GTs)
Membros da Comissão Científica, Comissão Organizadora e Coordenadores de GT podem submeter trabalhos para avaliação, sendo que os mesmos serão avaliados conforme os mesmos critérios de todos os demais trabalhos.
Os trabalhos deverão ser encaminhados para a apreciação da Comissão Científica no prazo fixado, acompanhado da cópia do pagamento da inscrição no evento.
Para apresentação oral do trabalho e publicação nos anais far-se-á necessária a presença de pelo menos um de seus autores.  Terão direito a certificado de apresentação apenas os autores e coautores que tenham se inscrito e pago as respectivas taxas de inscrição e que estejam presentes à sessão de apresentação, tendo assinado sua lista de presença.
Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados oralmente ou na forma de banner de acordo, como for o caso.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Encontro Nacional de Turismo de Base Local – XV ENTBL – terão Publicação Eletrônica registrada e divulgada na forma de E-book.

Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de trabalho não aprovado pela Comissão Científica.

2. Específicas

Serão aceitos dois formatos básicos de trabalho: Artigos Técnicos-Científicos e Resumos Expandidos.

    2.1 Para Artigos Técnico-científicos

Será aceito dois trabalhos completos no formato de Artigos Científicos por autor principal, admitindo-se até 3 coautorias. O autor principal deverá ser doutor, mestre ou estar cursando doutorado ou mestrado. Graduados e graduandos só poderão figurar como coautores.
Os trabalhos completos no formato de Artigos Científicos poderão ser apresentados por docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação lato e strict sense. Para tanto, o autor ou pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento por meio do preenchimento e envio do formulário de inscrição e do pagamento da taxa respectiva.

    2.2 Para Resumos Expandidos

Objetivando estimular e promover a Iniciação Científica e a participação de comunidades com experiências em turismo, poderão ser submetidos trabalhos de alunos com graduação não concluída desde que sejam com os seus orientadores e membros de comunidade que desenvolvem práticas de turismo poderão apresentar relatos de experiências. O nome do orientador ou da orientadora do trabalho deverá ser indicado no momento da submissão do trabalho.

As normas para apresentação de Relatos de Experiências de Comunidades seguirão as mesmas das apresentações orais dos Trabalhos Técnicos-Científicos (expostos adiante) podendo incluir vídeos com até 5minutos.

Os Resumos Expandidos de trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados em formato de pôster, próprio de Jornada de Iniciação Científica.

Especificação das Normas para organização dos Artigos Técnicos-Científicos e Resumos Expandidos à Comissão Científica:

a)  Os trabalhos deverão ser submetidos pelo e-mail entbl2018.científica@gmail.com

b)  Os Artigos Técnicos-científicos deverão ter no mínimo 12 (dez) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo resumo com palavras chave, as referências bibliográficas e os anexos e apêndices (quando necessários), numeradas sequencialmente com algarismos arábicos situados na margem superior direita da página. Os Resumos Expandidos deverão ter no mínimo 04 (quatro) e, no máximo, 06 (seis) páginas digitadas incluindo as referências bibliográficas, numeradas sequencialmente com algarismos arábicos situados na margem superior direita da página
c)  Os trabalhos devem estar de acordo com as Normas da ABNT em todos os seus itens.
d)  Os trabalhos deverão ser digitados em Microsoft Word for Windows, versão 98 ou superior, letra Arial 12, folha A4 (21 cm x 29,7 cm), respeitando as seguintes especificações da página: margem superior e esquerda 3 cm; margem inferior 2 cm e margem direita 2 cm.
e)  Os trabalhos devem ser iniciados pelo título em caixa alta, negrito, espaçamento simples e letra Arial 12 (centralizado).
f)   Nos Trabalhos Técnicos-Científicos, após o título deve-se colocar o resumo e as palavras chave (justificado). O resumo deverá conter: tema, objetivos do trabalho, metodologia e síntese dos resultados principais alcançados na pesquisa. Não deve ultrapassar o limite de 250 palavras com espaçamento simples entre as linhas. Na sequência devem ser colocados o Abstract e as Keywords (resumos e palavras chave traduzidos para o inglês).
g)  Os artigos e resumos podem ser dividido em seções, a critério do(s) autor(es). Os títulos e subtítulos não precisam ser colocados no início de cada página e devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados à esquerda da página.
h)  Os parágrafos devem seguir a seguinte especificação: 1,25cm na primeira linha; entrelinha de 1,5 e espaçamento antes de 6 pts.
i)    Citações literais com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo a seguinte formatação: um espaço antes e outro depois do parágrafo; letra Arial 10; espaçamento simples; parágrafo justificado e com recuo esquerdo de 4 cm.
j)    Tabelas, gráficos, fotos e outras ilustrações devem ser numeradas sequencialmente. Acima da ilustração, deve-se colocar o título, em negrito e letra 12. Abaixo da ilustração deve-se indicar a fonte, caso não tenha sido elaborada pelo(s) autor(es) do trabalho.
k)  As referências devem ser colocadas, em ordem alfabética, no final do trabalho, obedecendo a seguinte formatação: a) Livros: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do livro (em negrito): subtítulo (se houver e sem negrito). Número da edição caso não seja a primeira. Cidade: Editora, ano. b) Artigos: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do artigo. Nome do periódico (negrito), cidade, volume, número: intervalo de páginas, e ano da publicação. c) Sites da internet: informar o site e o dia, mês e ano do acesso. Outros materiais bibliográficos consultados podem ser formatados segundo as orientações da ABNT.
l)    Palavras em língua estrangeira devem ser formatadas em itálico no texto.
m) Para que o trabalho seja avaliado, o(s) seu(s) autor(es) deve(m) enviá-lo de acordo com as Normas especificadas nos itens precedentes e com redação e ortografia adequadas. A Comissão Científica reserva-se o direito de rejeitar os trabalhos que não estejam dentro dessas Normas, tendo em vista a necessidade de publicação dos Anais do XV ENTBL.

Critérios de Avaliação

a)  A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do sistema Double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).
b)  A Comissão Científica considerará o trabalho NÃO APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do trabalho, possibilitando a identificação da autoria do mesmo.
c)  A avaliação geral, no que concerne às contribuições do artigo, inclui a sua pertinência ao grupo de trabalho ao qual foi submetido e a contribuição para a construção de conhecimento na área de turismo.

d)     Nas avaliações dos trabalhos completos, a Comissão Científica analisará os seguintes aspectos:

1.      Os aspectos pré-textuais, que se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo (abstract/resumem) e palavras chave (keywords/palabras-claves).
2.   Os aspectos da estrutura do trabalho, onde se consideram os elementos relacionados à composição do texto, destacando coerência, organização e sequência, linguagem e adequação à norma culta, qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.
3.   Na estruturação do conteúdo, onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho, será especialmente considerada a relevância, originalidade, a inovação do tema e abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, a qualidade dos dados e de análises, as conclusões e as bibliografias utilizadas.

Seleção e Classificação

a)  Os trabalhos submetidos para avaliação deverão ser originais e inéditos. Serão assim considerados os trabalhos que não foram publicados em periódicos ou apresentados em outros eventos científicos de qualquer uma das áreas do conhecimento.
b)  Os trabalhos submetidos serão avaliados pelos membros da Comissão Científica do XV ENTBL composta por professores e pesquisadores de turismo e áreas afins, de reconhecida produção e capacidade acadêmica.
c)  Cada trabalho será analisado por uma equipe de dois avaliadores que estabelecerão seus pareceres individualmente, conforme os critérios já relacionados. Em caso de avaliações discordantes a decisão de aprovação ou não caberá à coordenação do GT ao qual o trabalho foi submetido.
d)  Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados farão as apresentações dos mesmos em datas e horários a serem definidos previamente. A ordem das apresentações será a que constar na divulgação pelos coordenadores de cada GT.
e)  Outros procedimentos não previstos nas Normas serão definidos pela Comissão Organizadora e/ou pela Comissão Científica do XV ENTBL e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica.

Apresentação e Material Disponível na Sala de cada GT

a)  Os autores inscritos deverão retirar seus crachás na Secretaria Geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão os seus trabalhos.
b)  Os Artigos Técnicos-Científico e Relatos de Experiencias deverão ser apresentados em power point . Para a apresentação serão disponibilizadas salas sinalizadas com o respectivo tema geral do GT, além de títulos e autores dos trabalhos a serem ali apresentados.

c)  Cada sala será coordenada por 2 (dois) moderadores responsáveis por:
1.   Definir e controlar o formato e o tempo das apresentações;
2.   Registrar as presenças dos autores inscritos no GT;
3.   Mediar o debate, as análises e as ponderações dos presentes no GT.

d)  Serão disponibilizados aos autores, caso o formato de cada GT assim o exigir: projetor multimídia e computador.

Apresentação de Trabalhos no Formato Pôster

a)  Os autores inscritos deverão retirar seus crachás na Secretaria Geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão os seus trabalhos.
b)  O pôster deverá respeitar o seguinte padrão: largura: 90 cm; comprimento: 100 cm.
c)  Os pôsteres serão expostos durante todo o dia da sua apresentação, entre às 13h e 14h30min, havendo um horário previamente determinado em que os autores ou pelo menos um deles apresentará o trabalho para os avaliadores. As duas condições são necessárias para o recebimento do certificado de apresentação do trabalho e publicação.
d)  O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Não é obrigatória a impressão em plotter, mas o pôster deve possuir características de um cartaz, contudo deve, impreterivelmente, estar na dimensão supracitada.
e)  No pôster deverão constar: a) Título; b) Nomes dos autores; c) Instituição dos autores; d) Dados da pesquisa (Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e referências).
f)   Será requerida a presença do(s) autor(es) no local de exposição em data e horário a serem definidos, quando serão entrevistados por membros da Comissão Científica. Pelo menos o autor ou autora principal deverá estar presente.

Direitos Autorais

Ao enviar o trabalho à apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos e resumos expandidos para efeitos exclusivos de publicação nos Anais do XV ENTBL. Sabendo-se que todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos autores.

Quaisquer dúvidas não contempladas nestas Normas poderão ser sanadas diretamente por intermédio do e-mail da Coordenação da Comissão Científica entbl2018.cientifica@gmail.com

9 comentários:

  1. Qual a data limite para enviar o trabalho e submeter a seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Maria das Graças! Tudo bem?
      A data limite para envio é 30/06.

      Qualquer dúvida, estamos á disposição.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Gostaria de ter acesso aos modelos para submissão. O link parece não estar funcionando.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. O link para modelos de submissão não está funcionando.

    ResponderExcluir
  4. Olá, também não estou conseguindo abrir o link com os modelos de artigo para submissão de trabalho. Já enviei e-mail, mas não obtive retorno de ninguém da comissão, por favor, forneçam um feedback.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou com uma dúvida, nao entendi se a pessoa que irá pagar o valor da submissão terá pagar também o valor da inscrição para participar do encontro! Aguardo o retorno.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Apenas para confirmar: o número máximo de autores por trabalho enviado seria quatro, ou seja, um autor principal e até 3 coautores? Pergunto porque não entendi, na frase do texto de normas para submissão, se os 3 coatuores citados seriam todos os envolvidos ou os outros, sem contar o principal. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite comissão,
    Gostaria de saber se vai ter um prorrogamento na data de submissão de pesquisa científica. Pois não houve tempo de minha responsabilidade em fazer o encaminhamento do artigo.

    ResponderExcluir