Minicursos

Para inscrição no minicursos, acessar o link: https://goo.gl/forms/T0th1z0vAlUyVsy42

Para confirmação do pagamento , é necessário envio de um e-mail com o assunto: INSCRIÇÃO MINICURSO para o e-mail entbl2018.cientifica@gmail.com
No corpo do e-mail é necessário o nome completo e comprovante de pagamento.

Conta para depósito:

Banco do Brasil
Agência: 3613-7
Conta Corrente: 2499-6
ACE Consultoria Jr.

CNPJ: 02.173.786/0001-74

MINICURSO 1: Turismo contemporâneo e desenvolvimento à escala humana


Ministrante: PROFª. DRª. LUZIA NEIDE MENEZES TEIXEIRA CORIOLANO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE).

Ementa do Minicurso: O turismo e as bases conceituais. Ócio, lazer e turismo. Eixos do Turismo: convencional hegemônico e alternativo contra hegemônico.  Turismo comunitário e turismo de base comunitária.  O Turismo Local e Global. Desenvolvimento à escala humana.

CV resumido do(s) ministrante(s): Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2004), e Pós-Doutorado na Universidade Regional de Blumenau - FURB, com estudos em Turismo como atividade de Combate a Pobreza no Brasil e da Promoção do Desenvolvimento na Escala Humana com protagonismo de Comunidades, Economia Solidária e Sustentabilidade. É professora associada da Universidade Estadual do Ceará, Professora do curso de Geografia do PROPGEO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq no nível 1D. Vice-diretora Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR/2013-2015. Coordenadora do Núcleo de Estudos do Território e Turismo - NETTUR. Pesquisadora do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC.

Faz parte do corpo editorial da Revista de Humanidades - Unifor, Revista Econômica do Nordeste - REN/BN, Revista Veredas - João Pessoa, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo RBtur, Revista PerCurso Curitiba, Revista RIOS - Revista Científica da Faculdade 7 de Setembro, Estudios y Perspectivas en Turismo - Argentina. Membro do Conselho Estadual do Turismo. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Território e Cultura do CNPq. Autora de livros pela Papirus, Annablume e EdUECE. Realiza pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Turismo, Arranjos Produtivos Locais, Espaços Públicos e Privados do Lazer e Turismo, Desenvolvimento Endógeno e na Escala Humana, Educação a Distância. Ganhou o Prêmio Pesquisador Turístico Destaque 2009, pela Associação Nacional de Pesquisadores de Pós Graduação em Turismo - ANPTUR.




 MINICURSO 2: Planejamento estratégico do turismo de base local

Ministrante: PROFª. DRª. MARLENE HUEBES NOVAES (Centro de Comunicação, Turismo e Lazer - Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI).

Ementa do Minicurso: Processo de Planejamento turístico. Estratégias de desenvolvimento local. Ações para o turismo sustentável.

CV resumido do(s) ministrante(s): Doutorado em Administração e Turismo – UNIVALI - 2013. Doutorado em Turismo e Hotelaria – UNIVALI - 2007. Mestrado em Relações  Públicas,  Propaganda e Turismo – Turismo e Lazer. ECA-USP 1997. Licenciatura em Pedagogia pela UNIVALI com Especialização “lato sensu” em Metodologia do Ensino Superior. Docente e pesquisadora do CECIESA- Comunicação, turismo e Lazer,  da Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI. Diretora de Planejamento e Gestão da Associação Brasileira das Ilhas turísticas- ABITUR.
[12:38, 5/7/2018] +55 81 9990-2075


 MINICURSO 3: Patrimônio Festivo e Religioso


Ministrante: PROF. DR. Christian Dennys Monteiro de Oliveira (Universidade Federal do Ceará - UFC).

Ementa do Minicurso: O patrimônio cultural como questão geopolítica contemporânea. Expressões e Celebrações públicas do patrimônio, além dos registros. O exemplo festivo do Carnaval e os processos de carnavalização da política e da fé. Turismo Religioso e Altares Alegóricos: Dinâmicas dos festejos. A religiosidade nos Carnavais da América Latina.

CV resumido do(s) ministrante(s): Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha (Espanha - 2011); e, em Turismo Cultural, pela Universidade de São Paulo (Brasil - 2005). Doutor (1999) e Mestre (1993) em Geografia Humana (FFLCH-USP). Geógrafo (CREA-CE 42106) e Licenciado pela mesma Faculdade, atua como Professor Associado, no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, desde 2005, nos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Pesquisador nas temáticas em Geografia da Comunicação: Imaginário Geográfico, Representações do Patrimônio Religioso e Festividades em Santuários. Integra a Rede de pesquisas do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER) e é membro da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG). No Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos(LEGES) da UFC, desenvolve e orienta projetos em Educação Superior, Técnologias em Artes para Formação Docente, Geografia Cultural e Espaços Simbólicos a partir da Religião, do Turismo e da Questão Patrimonial. É Editor-chefe da Revista eletrônica GEOSABERES e Coordenador do Grupo de Pesquisa COMPARE (Comunicação Patrimonial e Representações do Espaço).



MINICURSO 4: Patrimônio Cultural e Turismo no Brasil: cidades históricas como cidades turísticas.


Ministrante: Prof. Dr. Almir Félix Batista de Oliveira – Bolsista PNPD/PPGTUR-UFRN
Ementa: Patrimônio Cultural e Turismo no Brasil; Patrimônio cultural e Turismo: a procura de uma relação positiva; Planejamento Estratégico, Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural; Cidades Históricas; Cidades Turísticas; Algumas Cidades Históricas e o Turismo: Cachoeira-BA, São Cristóvão-SE, Penedo-AL, Olinda-PE, João Pessoa-PB e Natal-RN.
Objetivos: Discutir a relação entre o Patrimônio Cultural e Turismo no Brasil;
Discutir Planejamento Estratégico, Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural;
Discutir o potencial das Cidades Históricas como Cidades Turísticas e a Preservação do Patrimônio Cultural.
Currículo resumido: possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996), especialização em Gestão da Qualidade & Produtividade também pela UFPB (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atuou na área de Gestão de Pessoas e implementação de Programas de Qualidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, ensino de história, história, livros didáticos e memória. Tem experiência também na área de Turismo e sua relação com a apresentação/preservação/manutenção do patrimônio cultural. Possui livros e artigos publicados discutindo a temática do patrimônio cultural, as politicas públicas de preservação do patrimônio e do livro didático, a educação patrimonial, o turismo, entre outros. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, onde tem ministrado disciplinas, realizado pesquisas e coorientado trabalhos de mestrado e doutorado. Colaborou e tem colaborado na implementação de memoriais no RN, como o Memorial do Ministério Público do Estado e o do Programa Nacional do Livro Didático (Memorial do PNLD) e na organização de arquivos como o do Ministério Público do Estado do RN e da Arquidiocese de Natal. E-mail: almirfbo@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. O minicurso não faz parte da programacao? Por que pagar a parte? Isso não foi informado anteriormente na hora da inscrição.

    ResponderExcluir